De antemão, o ritmo cotidiano exige que dinamizemos nosso tempo para atingir o que pretendemos. Bem assim, não é diferente quando se está viajando, mais ainda porque há necessidade de conciliar os interesses de todos que partem juntos e fazer valer o investimento.

Com efeito,  um planejamento eficiente é determinante para o sucesso de uma viagem. Desse modo, quando o destino é Gramado, a vasta gama de alternativas de entretenimento confirma essa ideia e traz à tona o questionamento: o aluguel de um automóvel fará diferença para o atendimento das expectativas da sua viagem?

Há dois fatores a se considerar: o perfil do viajante e o motivo que o leva a visitar a cidade.

QUAL É O SEU PERFIL DE VIAJANTE?

  • EXIGENTE com a qualidade do tempo investido em viagem: Se você planeja seu tempo para usufruir de experiências afinadas com o seu gosto, com tranquilidade e rigor, você pode se encaixar nesse perfil.
  • CURIOSO para conhecer a maior quantidade de atrações possíveis em menor tempo: se se objetivo é tirar belas fotos, percorrer pontos turísticos célebres e absorver um pouco de tudo o que é oferecido, você pode se encaixar nesse perfil.
  • SOCIÁVEL com os companheiros de viagem: se a programação em si não é importante, mas sim fazê-la com o grupo que viaja com você, você não é uma pessoa criteriosa com as particularidades da viagem e pode se encaixar nesse perfil.

Se você é exigente, sem dúvidas o aluguel de um veículo transformará a sua experiência de viagem. Você buscará descobertas gastronômicas primorosas, tomará bons cafés sob o crepúsculo das ruas delicadamente decoradas e passeios seletos.

Passeios para fazer de carro em Gramado

Por outro lado, se você é um viajante curioso, que não sabe o que esperar da viagem a Gramado e prefere seguir o fluxo de pessoas e ofertas ao seu dispor, pode ser que prefira decidir o transporte na hora de suas atividades, sem necessidade da autonomia da locação. Você optará por atrações grandiosas e de forte apelo turístico.

Por fim, se você é um viajante do tipo sociável, as programações de viagem, em si, não são importantes e nem deveria estar lendo esse artigo, não é para você (é brincadeira). O aluguel de um veículo, no seu caso, dependerá do perfil das pessoas que o acompanharão. Você fará programações fáceis de agradar a todos.

QUAIS AS SUAS PRETENSÕES DE VIAGEM?

  • Você não conhece Gramado e sabe exatamente como quer passar a sua estadia: talvez você deseje autonomia e liberdade para sair mais cedo ou mais tarde de uma atração ou local e, assim, fazer o máximo em menor tempo. O aluguel de um automóvel parece imprescindível nesse caso.
  • Você já conhece bem a cidade e quer revisitar locais memoráveis: talvez você não precise e nem deve perder tempo decidindo como se locomover. Possivelmente não quer ficar à mercê da disponibilidade alheia e valoriza a qualidade de experiências que só encontra quando viaja para Gramado, razão pela qual provavelmente sentir-se-á melhor atendido com um veículo alugado.
  • Você não se planejou e decidirá na hora em que sair do hotel qual será a programação: você pode preferir fazer uso dos serviços de transportes locais, como Uber, táxi ou grupos turísticos com passeios definidos por outras pessoas, pois não tem grandes expectativas sobre os destinos em si.
  • Você viaja com família ou amigos e busca momentos de lazer despretensiosos: se o objetivo é a integração com o grupo que viaja com você, sabe que atender ao interesse de todos requer maleabilidade de programação; você deve estar preparado para sair de um local porque um companheiro sente fome, cansaço, frio, etc. Além disso, a tarifa compartilhada pelo grupo tornará essa opção menos custosa.

CUSTO-BENEFÍCIO DA OPÇÃO DE LOCAÇÃO DE CARRO

O valor da locação oscila por razões multifatoriais, de acordo, principalmente, com a época do ano e a empresa escolhida. Lembre-se que as empresas locais são invariavelmente mais baratas e apresentam distinção no atendimento ao cliente, um bom planejamento garantirá uma escolha segura.

DESTINOS SATELITÁRIOS

Gramado possui de fato um sem número de atrações criadas para atender a todos os gostos e faixas etárias; no entanto, aquele que visitar a cidade não deve perder a oportunidade de conhecer o cenário idílico da cidade de Canela, tão perto e tão facilmente acessível, especialmente se o viajante contar com um carro para fazê-lo.

Note a distância entre o centro das duas cidades:

Esse é mais um fator a ser considerado na escolha por um automóvel locado, o acesso fácil a cultura que permeia Gramado, como os parques e observatórios naturais da cidade de Canela, os quais proporcionarão uma experiência diversa daquela que se obtém em Gramado, é como fazer duas viagens em um só pacote. Não haverá arrependimento.